As crianças também podem ser acometidas por transtornos psicológicos. Cuidar da saúde mental na infância é tão importante quanto cuidar dela em outras faixas etárias.
Condições psicológicas não tratadas podem impactar o desenvolvimento cognitivo da criança, causando outros problemas à medida que ela cresce.
Como distúrbios psicológicos afetam a saúde mental das crianças
Perturbações na saúde mental das crianças são caracterizadas, no geral, como atrasos ou interrupções em seu processo de desenvolvimento de pensamentos, comportamentos e habilidades sociais.
Como ainda estão no processo de desenvolvimento, não conseguem controlar totalmente as suas funções cognitivas e administrar as suas emoções. Assim, sua experiência com sintomas de transtornos psicológicos é bem diferente da dos adultos.
As crianças apresentam intenso descontrole emocional e condutas rebeldes e impulsivas em casa, na escola e em situações sociais. Os sintomas também se modificam de acordo com a idade. Quando não tratados apropriadamente, eles se intensificam e prejudicam o aproveitamento da adolescência e da vida adulta.
Como ainda não conseguem interpretar muito bem os seus sentimentos, possuem dificuldade para se expressar. Logo, os pais possuem maior envolvimento no diagnóstico e no tratamento psicológico das crianças.
Adultos são mais resilientes, embora também apresentem reações diversas aos sintomas de patologias psicológicas. Ainda assim, adultos tem a capacidade de notar diferenças em seu comportamento e buscam tratamento psicológico mais facilmente.
O estigma a cerca da necessidade de tomar remédios ou de fazer terapia é um impedimento em ambos os casos. Principalmente na infância, os pais podem atribuir o estado da saúde mental dos filhos a uma falha deles, recusando-se a procurar ajuda profissional.
https://www.psicologo.com.br/blog/8-transtornos-psicologicos-comuns-em-criancas/
Comments