Pais que suspeitam que os filhos tenham sintomas de algum distúrbio psicológico devem procurar o psicólogo de imediato. O tratamento tende a ser menos penoso para os pacientes quando o diagnóstico precoce é feito. Se a criança já tiver um pediatra, os pais podem pedir recomendação de psicólogo a ele.
Para anular a possibilidade de doenças físicas, uma visita ao médico é igualmente necessária. Crianças costumam reclamar mais de dores no corpo e desconfortos físicos que incômodos emocionais. Por isso, vale consultar um especialista para averiguar o seu estado de saúde.
A avaliação psicológica da criança pode requerer o compartilhamento das seguintes informações: histórico de saúde individual e familiar, histórico de trauma emocional, histórico acadêmico, observações sobre o desenvolvimento da criança e entrevista com os pais.
O diagnóstico pode levar tempo devido à imprevisibilidade característica das crianças. A dificuldade de compreender emoções também pode tornar a avaliação da sua saúde mental mais demorada. Por fim, a palavra final do psicólogo pode se modificar a medida que novas observações são feitas.
Assim como é feito com adultos, o tratamento de crianças envolve psicoterapia e, caso haja necessidade, ingestão de remédios psiquiátricos. Com os pequenos, as consultas são feitas com o auxílio de atividades lúdicas. Os pais, cuidadores e familiares devem, acima de tudo, ser empáticos diante das condutas inesperadas da criança.
A todo instante deve ser lembrado que nem ela possui total entendimento do que está acontecendo. Para não agravar sem querer a condição mental de crianças com transtornos psicológicos, é preciso tratá-las com paciência.
https://www.psicologo.com.br/blog/8-transtornos-psicologicos-comuns-em-criancas/
Comments