Dislalia é um transtorno de articulação dos fonemas que permite que a pronúncia das palavras não saiam corretamente. E um distúrbio caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. Quem possui dislalia, troca as palavras por outras similares na pronuncia, fala erroneamente, omitindo ou trocando as letras. A pessoa não consegue articular e pronunciar algumas palavras, principalmente quando possuem "R" ou "L", e, por isso, trocam essas palavras por outras com pronúncia semelhante.
É bem comum entre crianças e quando elas começam a falar é normal que não falem corretamente, porém, em determinada idade a linguagem deve ser aperfeiçoada e a criança deve melhorar sua pronúncia.
Resumidamente falando, é a perturbação na articulação de palavras por lesão de algum dos órgãos fonadores.
Causas: A má oclusão dental, o freio da língua, o malformações no lábio (por exemplo, lábio leporino o fenda palatina), podem ocasionar a dislalia. Crianças com algum tipo de deficiência auditiva tem dificuldades na fala.
Procedimentos que podem ser considerados:
1. Solicitar uma avaliação fonoaudiológica antes de iniciar a alfabetização, além de exames auditivos e oftalmológicos periodicamente (anual);
2. Estimulação da percepção auditiva para que a criança possa identificar e corrigir sua emissão de fonemas, sílabas, palavras e frases;
3. Articular bem as palavras, fazendo com que a crianças perceba claramente todos os fonemas, entre outros.
Comments