É importante ressaltar que dificuldade e transtorno de aprendizagem são coisas distintas!
As dificuldades de aprendizagem necessitam da verificação do fator que está causando o bloqueio, gerando um conflito de aprendizagem no indivíduo. Esses fatores podem ser psicológicos ou afetivos (período de mudanças, problemas familiares, traumas); orgânicos (desnutrição, anemia, deficiência visual, auditiva ou motora) ou do meio (inadequação dos métodos aplicados, da didática, do professor, desvantagens ambientais, culturais ou econômicas). Geralmente o quadro é reversível, levando em conta a singularidade de cada caso, que com a intervenção adequada, facilita a aprendizagem.
Os transtornos são um conjunto de perturbações cognitivas (relacionadas ao conhecimento) em determinadas áreas cerebrais, apresentando mudança significativa no perfil neurológico, neurofuncional, fonoaudiológico, psicopedagógico e psicomotor. O indivíduo apresenta dificuldades no processamento de informações, incluindo tarefas mentais como atenção, raciocínio e memória, mesmo no caso de possuir inteligência superior ou não aparentar envolvimento de qualquer questão neurológica. Os sinais de dificuldades ou atrasos, geralmente surgem de forma precoce e persistente.
De qualquer forma, quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficientes se tornarão as intervenções a fim de proporcionar um processo de aprendizagem significativo.
Comments